Estratégias para obter sucesso em suas vendas

Com certeza quem trabalha na área de vendas passa por inúmeros testes de estratégias adotadas pelas empresas, mas será que todas elas são eficientes e necessárias?

Neste artigo iremos te contar como ter uma boa estratégia para obter sucesso em suas vendas.

O que é uma metodologia de vendas?

Por ser um setor muito influenciado pelo avanço da tecnologia, precisa estar sempre realizando mudanças e adequações. Mas para isso é necessário entender o mercado como um todo, e além disso, saber como estruturar o setor de vendas.  

Podemos dizer então, que é uma metodologia que fornece as etapas e os esforços necessários para o profissional de vendas.

O que é necessário para uma boa estratégia?

1- Defina qual seu modelo de vendas. 

Essa decisão envolve muitos fatores, como por exemplo seu segmento de vendas, seu produto e seu mercado. 

No geral, existem 3 tipos de vendas:

  • Self-Service: Neste modelo o cliente precisa estar disposto a comprar, sem a intervenção de vendedores. Aqui é preciso apoiar-se em boas estratégias de marketing, como preço e complexidade baixas.  
  • Field Sales:É quando o vendedor vai de encontro a um possível cliente, com o objetivo de entender o problema e negociar o seu produto ou sua solução. É necessário que o vendedor domine o cenário e compreenda seu prospect.
  • Inside Sales: Ocorre dentro da empresa, através do telefone, e-mail, WhatsApp e outras formas de comunicação a distância. Ou seja, nessa modalidade não existe contato físico.

2- Defina suas metas. 

Objetivos realísticos são essenciais para que um trabalho vá para frente. 

Comece com uma meta mais baixa, até porque, não adianta colocar um número altíssimo sem ninguém conseguir alcançar a meta.

3- Crie métricas.

Após já ter a estrutura básica bem definida, como persona e quais redes sociais são adequadas para seu negócio, pode pensar em aprimorar suas vendas. Para isso é necessário ficar atento às métricas utilizadas.

Pontos importantes para analisar:

  • Funil de vendas
  • Captação e qualificação de leads.
  • Porcentagem de vendedores usando CRM
  • Oportunidades ganhas e perdidas

4- Faça uma análise SWOT.

SWOT ou Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças.

5- Avalie constantemente seu desempenho.

Após seguir todos os passos citados acima, controle seus resultados, e tente sempre melhorá-los. 

Uma forma legal de fazer isso, é um “brainstorming” com a equipe. Além de deixar todos envolvidos no processo, podem analisar juntos os resultados e se perguntar coisas como “Era o’que esperávamos?” “Quais pontos devemos aprimorar?”.

Usar as estratégias de vendas é fundamental para conseguir se destacar no mercado, e fechar mais vendas.

Agora que você já sabe tudo sobre como obter sucesso através de uma estratégia bem construída, não vai deixar de aplicar em seu negócio, né?