4 insights do SaaStr 2022: o maior evento para empresas SaaS do mundo!

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Todos os anos, entre os meses de setembro e novembro nos Estados Unidos, ocorrem os maiores eventos de inovação, tecnologia e vendas para empreendedores focados em SaaS. Como já publicamos anteriormente, a hubkn esteve presente por meio da nossa COO, Adriana Walter, no INBOUND 2022. E já na sequência, ela e nosso CEO, Almir Neves, também participaram do SaaStr.

Mas o que é SaaStr?

O SaaStr é a maior comunidade mundial de executivos, fundadores e empresários de SaaS.

Iniciada em 2012, o objetivo dessa comunidade é promover a troca de conteúdos de referência para esse setor e promover conexões entre as empresas, sem qualquer objetivo direto de vendas, e apesar de ter começado como uma plataforma online para tirar dúvidas sobre Software as a Service, expandiu sua atuação por meio de eventos presenciais regionais e globais.

Além disso, uma das coisas mais interessantes do SaaStr é a visão prática e a troca de experiências entre as empresas que já chegaram lá, seus fundadores, executivos e pequenas startups que estão começando agora, sendo o tema Vendas uma das principais trilhas de conhecimento e troca de figurinhas no evento.

Para Almir Neves, CEO da hubkn, nesse ano os 3 principais temas abordados e seus respectivos insights foram:

  1. O PLG como estrada de crescimento

    PLG, sigla para Product-Led Growth, é uma estratégia de go-to-market na qual o uso do produto, visando excelência na experiência do usuário, será o principal meio para adquirir, ativar, reter e expandir a base de clientes. O tema já havia sido levantado na edição 2021 do SaaStr. O crescimento a partir do produto é um dos principais focos e temas de discussão e fica cada vez mais claro que as principais startups unicórnios usaram essa estratégia,seja desde a concepção, seja durante seu escalonamento.

  2. O poder das comunidades e das parcerias

    Comunidades, parcerias e ecossistemas foram palavras ouvidas repetidamente durante os 3 dias de evento. Foi interessante observar o quanto os membros e participantes dessas redes se empoderam através do networking proporcionado pelo Saastr, seja em conhecimento técnico ou não, fomentando o crescimento de suas próprias ideias e empresas, mas também das de terceiros.

  3. Organização, mensuração de resultados e produtividade de vendas

    Os desafios das empresas que nascem baseadas nas primeiras vendas realizadas pelos fundadores, até aquelas com times de vendas compostos por centenas de pessoas globalmente, também foram tema de várias trocas interessantes. Aqui, destacou-se a importância de se estruturar formas melhores de crescimento e principalmente de mensuração dos resultados de vendas e dos custos da operação comercial.

    Por último mas não menos importante, um aprendizado que foi além dos dados:

  4. Esqueça esse negócio de oceano vermelho

    Essa foi uma das lições dadas pelos fundadores da Drift, plataforma especializada em marketing conversacional:

    “Esqueça esse negócio de oceano vermelho, se tem um oceano vermelho, quer dizer que tem um mercado comprando algo e com certeza várias empresas ruins nesse mercado. Ache sua ilha e crie a sua empresa de sucesso!”
    .
    .
    .

Quer ficar por dentro do que existe de mais moderno nas práticas, processos e tecnologia de vendas?

Converse com o Almir ou a Adriana pelo whats, ou junte-se a nossa comunidade de Operações de Vendas!

Outros posts