O avanço das tecnologias de vendas B2B e o uso planejado de dados tem crescido ano após ano, e mesmo já estando na metade de 2022, a previsão de alto crescimento permanece a mesma. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Linkedin, “O Cenário de Vendas no Brasil – Edição 2022”, que contou com a participação de mais de 1500 gestores em todo o Brasil.

Dentre os principais resultados trazidos pela pesquisa, destaca-se a ampliação no uso de ferramentas para automatizar e organizar processos de vendas, como plataformas de CRM (58%), pois elas melhoram o desempenho dos times e, em conjunto com ferramentas de Inteligência Artificial, proporcionam aos gestores o melhor aproveitamento das informações coletadas, possibilitando identificar as etapas com melhor desempenho e orientar as equipes a criar processos com base nessas melhores práticas.

Além disso, a pesquisa constatou que 53% dos vendedores apontam os dados incompletos como o maior desafio no uso dessas informações para conseguir novos clientes. Dessa forma, tecnologias de vendas, como o CRM SCORE PRO, solucionam o problema na medida em que apontam, de maneira automática, informações desatualizadas no sistema, indicando exatamente quais devem ser buscadas para manter o CRM o mais qualificado e eficiente possível. Essa função auxilia a manter a qualidade da informação dos potenciais clientes e os negócios dentro do planejamento.

O Linkedin também traz dados que reforçam a importância do desenvolvimento de profissionais com boas habilidades no uso de CRMs, já que nos últimos meses estar apto ao uso inteligente desse tipo de ferramenta é uma competência que figura no topo da lista de preferências das empresas. Desse modo, pode-se dizer que as plataformas de CRM e de Inteligência de Vendas são dois dos elementos mais importantes dentre os softwares de tecnologias de vendas atualmente.

Vale lembrar que todas essas competências e ferramentas são utilizadas diariamente dentro da rotina profissional do Sales Ops, departamento e/ou profissional responsável por acompanhar e analisar todas as etapas do processo comercial com o objetivo de aumentar os bons resultados da equipe, eliminando gargalos e problemas existentes entre as etapas comerciais e até mesmo outras áreas da empresa.

Achou essas informações e insights interessantes? Você pode acessar outros conteúdos como esse no nosso blog ou conferir a pesquisa completa feita pelo Linkedin clicando aqui.