Planejamento e finalização de ciclo

“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais tempo do que o necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver”

Iniciamos o artigo de hoje com essa reflexão para lembrar que o ano mal começou e já estamos fechando nosso primeiro trimestre.

Mas já? Sim!!! E aproveitando essa fase de finalização de ciclo, hoje iremos contar um pouquinho pra vocês como foi a evolução do Jordan nesse início de ano, além disso abordaremos sobre como se planejar para os próximos trimestre e como finalizar um ciclo com a ajuda de dados.

Antes de tudo peço que pare um pouco agora e faça uma breve análise sobre como foi esse primeiro trimestre para sua equipe de vendas, foi positivo? Negativo? Teve aumento de produtividade? Qual método poderá continuar aplicando? Qual não?

Pensou? E agora, esse trimestre foi como o esperado? 

Se sua resposta for sim, que ótimo! Daí em diante, vamos falar sobre o que podemos melhorar. Mas se sua resposta não for essa, então é um bom momento de descobrir como vamos trabalhar para recuperar no próximo trimestre.

Vamos lá?

O que está por trás do Jordan?

Antes de tudo vamos falar um pouco sobre o Jordan e como ele começou o ano com o pé direito.

A Hubkn é uma startup especializada em inteligência artificial em especial para o setor de vendas. Aqui nós desenvolvemos Jordan, uma inteligência que trabalha como um acelerador de vendas.

Jordan é um assistente virtual que conversa com os principais CRM ‘s do mercado através de tecnologias avançadas em reconhecimento de voz e interpretação de dados, sendo precursora na América Latina em uma área da inteligência artificial conhecida como Conversational AI.

Neste trimestre tivemos muitas conquistas, a começar por nossa equipe que aumentou e vem fazendo um trabalho espetacular, uma coisa que sempre damos ênfase é sobre contar com a ajuda de bons profissionais, pessoas que querem fazer acontecer é enriquecedor para qualquer negócio!

Com isso, hoje temos uma equipe formada de Marketing, Inside Sales e Customer Success.

Fechamos nossa primeira grande parceria com uma empresa muito bem alocada no mercado e que com o auxílio de Jordan tem se tornado referência em vendas em seu segmento.

Outra conquista deste trimestre foi ter sido convidados diretamente pela Oracle Corporation, uma empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, especializada no desenvolvimento e comercialização de hardware e softwares e de banco de dados para apresentarmos o Jordan.

Isso é um orgulho!

Além disso tudo estamos trabalhando em novos servidores… sinal que vem novidade por aí! 

Com tudo estamos muito felizes pelo nosso primeiro trimestre, e vamos te ajudar a seguir nosso caminho sempre postando dicas para qualificar seu processo de vendas.

O uso de dados na finalização de um ciclo

Como já falamos em nosso artigo sobre como usar dados para monitorar a performance comercial, o uso de dados é essencial para trabalhar em cima de resultados.

Para poder ter uma visão correta sobre os resultados do trimestre é essencial que os esses sejam filtrados de forma correta e assim poderá ter uma visão mais eficaz sobre o que será necessário para atingir os objetivos esperados a médio e a longo prazo.

Lembre sempre de identificar quais são os indicadores mais adequados para sua empresa, pois o excesso de dados pode aumentar os ruídos que existem durante as análises e diminuir sua precisão.

Para fazer um uso estratégico das informações fornecidas pelos indicadores é preciso ter como base 3 conceitos: Índices, metas, limite de tolerância. Com isso a empresa poderá coletar informações certeiras, e ao mesmo tempo fazer um uso mais inteligente de tudo que estiver disponível em seu ambiente de trabalho.

Se sua empresa tiver uma grande quantidade de informações será necessário o uso de um CRM, essa ferramenta conseguirá otimizar seus processos de análise de informação e gerar resultados inovadores.

Planejando as próximas etapas

Manter um objetivo definido é o primeiro passo para saber como atingir metas de maneira prática e objetiva.

É importante lembrar que obter um plano de venda interligando e organizando setores da empresa pode ajudar a evitar muitos erros recorrentes no dia a dia que implicam no resultado final.

Ao finalizar uma tarefa e saber qual será o próximo passo a ser dado trará clareza a rotina de sua equipe, e consequentemente economia de tempo o que impactará na quantidade de tarefas que serão realizadas.

Ao invés de especificar quantas tarefas serão realizadas no dia, pense quais são as ações que precisarão ser tomadas e o que irá oferecer após.

Busque ter um planejamento de atividades e entender qual o resultado final a ser alcançado, isso proporcionará uma otimização de tempo, a criar um ritmo de atividades e mudar a estratégia com foco em resultados.

Também precisamos lembrar que no mercado de hoje se vê cada vez mais pessoas em busca de automação, coleta de dados e tecnologia com o intuito de vender mais com menos.

Atualmente contamos com uma enorme opções de ferramentas de vendas disponíveis que auxiliam empreendedores e gestores comerciais. E conhecendo as ferramentas, você poderá contar com excelentes softwares de vendas que irão impulsionar seus resultados.

Para ter um planejamento que se torne real é importante ter boas ferramentas como aliadas, como uma automação em marketing, CRM ‘s, Chatbots, Inteligência artificial, ferramentas de integração via API entre outras. 

Leia nosso artigo sobre Sales Stack para entender mais sobre cada uma dessas ferramentas e como elas são capazes de ajudar a aumentar as vendas dos próximos trimestres.

Agora você já sabe o quanto pode melhorar e/ou otimizar seu próximo ciclo de venda e esperamos que isso te deixe mais tranquilo.

Estamos aqui sempre para te ajudar a ter uma visualização melhor do cenário de vendas, e queremos saber como está o andamento do seu ciclo de vendas? Quais temas que podemos abordar para lhe ajudar a potencializar seus resultados?

Um grande abraço e até o próximo post, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre inteligência artificial aplicada em vendas.