Playbook de vendas, saiba o que é e como fazer o seu

Com o crescimento da sua empresa e de sua base de clientes, uma das necessidades para o bom andamento da empresa é que mais pessoas façam parte do seu time. O playbook de vendas ajudará a guiar todas as ações da sua equipe de vendas, mostrando como o processo deve ser executado. 

O que é um playbook de vendas? 

Nada mais é do que um documento que traz as etapas necessárias para atingir o objetivo em uma empresa.

Ele guia o vendedor durante o seu processo de vendas, mostrando como deve ser executado. 

Deve ser construído continuamente apresentando um direcionamento, as melhores práticas a serem seguidas e a previsibilidade e repetitividade para o negócio.

Por que ter um playbook?

Para aumentar a produtividade de vendas do seu time, mantendo ritmo, consistências no batimento de metas e criando uma rotina para a equipe. 

A geração de leads também é um ponto positivo para quem utiliza um bom playbook de vendas. Ele cria diversas oportunidades para seu negócio, gerando retorno imediato sobre investimentos. 

Como montar um?

Por ter uma grande complexidade e importância, a criação é demorada e extensa, portanto, dividida em etapas. 

1- Escolha onde criar e apresentar

De início você deve ter definido qual o modelo da sua apresentação, já que o objetivo principal é que facilite o entendimento de todos. 

O ideal é que o playbook seja prático, portanto priorize plataformas que sejam de fácil acesso, e modelos de fácil entendimento. 

2- Apresente a empresa

Logo de início reserve um espaço para a apresentação da equipe. 

Uma visão geral de seus valores, história da empresa e nicho de mercado enriquecem seu discurso, podendo ser um diferencial na hora de abordagem ao cliente. 

3- Defina, mapeie e descreva os processos

Essa é uma etapa que necessita de muita atenção, pois é uma das partes mais consultadas por vendedores. 

Primeiro, defina os parâmetros adotados e deixe bem definido as competências e funções de cada uma delas. 

Depois faça um mapeamento para entender quem é seu cliente, e quais canais e caminhos deve seguir. 

Por último, descreva os processos. 

Apresente o processo de vendas da empresa, descrevendo todas as etapas com detalhes, desde o funil de vendas e o primeiro contato com o lead até o fechamento da compra. 

Também devem ser expostos os canais de captação de cliente, estratégias de como abordá-lo, e um pequeno roteiro de vendas, contando o que deve acontecer durante qualquer negociação.

4- Métricas e resultados

Como é que se analisa o desempenho de um time? Através de métricas.

É importante explicar quais serão as métricas de análise de resultados, e deixar claro que todas essas informações permitem o entendimento do que pode ser feito para que sua empresa otimize os processos e aumente o número de vendas. 

Lembre que acompanhar esses dados no dia a dia é essencial para todos da equipe, não só para os gestores.

5- Tenha um CRM organizado

A maior parte desses relatórios e dados será retirada do seu CRM, então é importante que tenha dados completos e confiáveis.
Pensando nisso, nós criamos o CRM Score

A partir da sua API, nossa plataforma gera um relatório repleto de informações sobre os dados analisados, permitindo que você tenha visibilidade de onde estão os erros no preenchimento de seus dados, trazendo sugestões de como trabalhar esses dados de forma organizada e aumentando a capacidade de ser mais assertivo no seu processo de vendas! 

Vem medir seu Score conosco!


Depois desse passo a passo, seu playbook de vendas  ajudará a guiar todas as ações da sua equipe de vendas, otimizando o processo.