Por que a IA irá aumentar suas vendas

Atualmente as empresas estão utilizando a inteligência artificial de todas as maneiras possíveis e inovadoras para avançar em seu negócio. Em todas as estratégias traçadas pela empresa para melhorar o desempenho, há uma aplicação de IA que pode ser utilizada.

O que vamos falar hoje já não é nenhuma novidade para ninguém, todos sabemos que a Inteligência Artificial faz parte do nosso cotidiano e vou te provar como.

Eu aposto que você já gastou seu valioso tempo pesquisando o que assistir na Netflix… E nesse momento a AI por meio de algum algoritmo de recomendação te ajudou na decisão sobre o que assistir. Outro exemplo bem frequente é quando você adquire um produto na Amazon, sua decisão sobre o que comprar também foi influenciada por meio de um algoritmo de associação da Inteligência Artificial sobre seus gostos e pesquisa.

Mas não é só isso, já reparou que quando você está procurando algum produto ou até planejando suas férias começam a surgir anúncios em suas redes sociais, você começa receber e-mails de ofertas e você pode até achar que é um sinal para fechar o negócio… mas NÃO É! isso tudo é só a inteligência artificial fazendo o trabalho dela. E vamos combinar, ela faz isso muito bem.

Quando falamos que estamos sendo monitorados pode parecer assustador no primeiro momento, mas ao repararmos como nossa rotina pode ser otimizada, nos damos conta de que a IA é nossa aliada.

Nesse artigo falaremos como a Inteligência Artificial pode dar aquela força para te ajudar a vender mais e melhor e ser especialista naquilo que faz. Gostou da ideia? Então vem comigo!

A Inteligência Artificial é sua parceira!

Segundo uma pesquisa feita pela Gartner, uma empresa que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção necessária para a tomada de decisões, revelou que apenas de 5% a 10% das empresas usam a tecnologia para a venda. E sabendo de todo o leque de possibilidades que ela pode proporcionar isso passa a ser inaceitável. 

Mas porque só isso? Infelizmente ainda existe uma temor por uma grande parte de pessoas ao pensar que a AI vai tomar conta do mercado e substituir o trabalho humano. Mas a realidade é que jamais a AI vai substituir o contato humano.

Construir relacionamentos, lidar com pessoas, saber ouvir o cliente e falar uma palavra certa no momento certo isso só é possível ser feito de pessoa para pessoa, por isso o vendedor sempre será peça chave e jamais poderá ser substituído.

A partir daí veremos como a inteligência é uma grande aliada para dobrar as vendas.

Foco em dados

Sempre tenha a consciência que a AI e Dados foram feitos um para o outro, por isso ter um bom CRM é uma segurança de que terá dados valiosos fornecidos aos vendedores. No entanto ele só será um aliado efetivo se o time de vendas compreender a importância de usá-lo.

A Inteligencia Artificial em vendas também obrigará os vendedores a analisarem melhor os dados que estão coletando, por isso é necessário se concentrar tanto na quantidade quanto na qualidade das informações.

Um vendedor munido com as informações de um CRM saberá sobre as dores dos clientes e assim poderá fornecer produtos e serviços assertivos para seus clientes.

Chatbots, um caso de aplicação de AI como seu assistente 

Podemos afirmar que os chatbots é a inteligência que chegou para revolucionar a maneira que as empresas se comunicam com seu público.

Segundo uma pesquisa da Panorama Mobiletime o cenário dos bots teve um crescimento no mercado brasileiro de 110% em 2018, se comparado ao ano anterior o que totaliza 800 milhões de tráfego mensal de mensagens trocadas através de bots.

 E isso é uma maravilha!

Outros benefícios importantes dos chatbots é a redução do abandono do cliente e a melhor qualificação em redirecionamento de atendimentos mais complexos.

Há mais o que se preocupar

No meio de vendas existem muitos fatores que precisam de mais atenção e que podem passar despercebidos pelos olhos humanos. Estar atento na rapidez com que um cliente avança de um estágio a outro do funil de vendas é um exemplo de algo que não é tão fácil de realizar.

É muito provável que se for fazer isso sem o uso da tecnologia e lidando com um número grande de clientes irá perder muita informação ao longo da jornada.

Já imaginou quantos dados valiosos seriam desperdiçados, quantos insights deixados de lado para aprimorar o processos comerciais das empresas. 

Por isso é melhor pensar bem… Este é o papel da inteligência artificial: organizar, categorizar informações valiosas e aprimorar o trabalho do vendedor.

O vendedor é o ser humano

O vendedor precisa ser ágil, por isso precisa parar de ser robô e ser pessoa de verdade. O trabalho manual de preencher planilha de dados precisa cessar. 

A AI existe exatamente para substituir o trabalho robótico que é feito pela mão humana, deixando esse tempo para que o vendedor possa focar em ouvir as dores dos clientes de forma mais atenciosa, sem se preocupar em ter que preencher planilhas para não perder informações e sim propor melhores soluções para quem está do outro lado da linha.

Com isso os vendedores terão cada vez mais insights para ajudar a aprimorar a solução que entregue ao mercado. Afinal, o produto precisa se adaptar ao cliente, não o contrário, certo?

E sabendo disso nós desenvolvemos o Jordan,  para te ajudar a melhorar e aumentar as vendas. Nosso assistente virtual que, além desses benefícios, irá proporcionar o aumento do engajamento da sua marca com o público, a captação de leads, a otimização do processo e a fidelização dos clientes

Jordan gera um conhecimento sobre o comportamento de compra de cada cliente, usando algoritmos que atuam desde a transformação de voz em conjunto de textos e dados até a compreensão desses dados dentro de um determinado CRM.

Está preparado para ter a IA sendo sua aliada nas vendas? Continue acompanhando nosso blog, aqui você encontrará dicas valiosas de como impulsionar seu processo de vendas!

__________________________________________________________________

Fontes de referencia: Agendor, OutboundMarketing, Livro: 60 tendências em 60 segundos