Quanto do seu tempo você passa vendendo?

Essa foi a pergunta que nosso CEO, Almir Neves, lançou para sua rede no LinkedIn no mês de Maio e os resultados foram surpreendentes e em linha com os principais estudos globais.

O que motivou a enquete foi um estudo mundial que mostra que mais da metade do tempo do vendedor é usado para atividades que não estão diretamente relacionadas com a venda em si.

Pesquisa sobre produtividade

O que compõe o tempo do vendedor

Inteligência Comercial para qualidade de leads

Estruturação de dados, assim como a utilização de CRM e ferramentas de gestão de leads é fundamental para estruturar a venda.

Essa atividade demanda grande parte do tempo, pois dentro do funil existem várias etapas e todas elas requerem dedicação do vendedor.

De acordo com uma pesquisa de 2018 da Sales Hacker, 94% dos gestores não confiam totalmente nos dados dos seus indicadores.

Processos validados e alinhados claramente com todo o time

Cada negócio demanda um processo de vendas único. Existem algumas diretrizes comuns como Venda Preditiva e Social Selling, que determinam esse processo, mas independente de qual seja a melhor opção, tudo deve ser documentado em um playbook, possibilitando rápido aprendizado dos que chegam e padronização de condutas por parte do time.

É muito interessante trazer para a equipe a possibilidade de melhoria contínua desse documento e dos processos utilizados na empresa.

Controle de métricas para treinamentos e melhorias no processo – Sales Ops

Como foi dito no primeiro item, o CRM é uma das bases do dia a dia do vendedor. Ali são inseridos dados de contatos feitos, possibilitando um funil azeitado e que traga dados e indicadores coerentes com o negócio.

Isso demanda tempo, e cada vez mais as empresas têm adotado o processo de Sales Ops, que determinam a qualidade dos dados e identificar quais são as métricas coerentes para o seu negócio.

Atividades como prospecção e cold call/ cold mail podem ser inseridas aqui também.

Vamos falar sobre rotinas de vendas?

Aqui na hubkn valorizamos cada etapa das vendas, buscando ao máximo aproveitar o melhor de cada uma.

Atualmente estamos focando em Social Selling, e toda equipe tem focado na produção de conteúdo através do LinkedIn, uma das principais ferramentas para essa metodologia de vendas.

Aqui no blog temos um texto sobre o que seriam essas ferramentas que suportam o vendedor em todas as fases do processo, também conhecido como Sales Stack.

Existem negócios em que o processo de inteligência é maior que a venda, outros em que a venda tem um tempo maior que aquele dedicado à inteligência.

Reflita sobre o tipo de negócio que você tem e como colocar o tempo na balança.

E compartilhe conosco como é o seu dia a dia, e como essas atividades acontecem. O resultado dessa pesquisa faz sentido para você?

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]