Quanto do seu tempo você passa efetivamente vendendo?

Essa foi a pergunta que nosso CEO, Almir Neves, lançou para sua rede no LinkedIn para conhecer a rotina do vendedor.

O que motivou a enquete foi um estudo mundial que mostra que mais da metade do tempo do vendedor é usado para atividades que não estão diretamente relacionadas com a venda em si.

O que compõe o tempo do vendedor

Inteligência Comercial para qualidade de leads

Estruturação de dados, assim como a utilização de CRM e ferramentas de gestão de leads é fundamental para a venda. Essa atividade demanda grande tempo, pois dentro do funil existem várias etapas e todas elas requerem dedicação.

Processos validados e alinhados claramente com todo o time do vendedor

Existem algumas diretrizes comuns como Venda Preditiva e Social Selling que determinam esse processo, mas independente de qual seja a melhor opção, tudo deve ser documentado em um playbook, possibilitando rápido aprendizado dos que chegam e padronização de condutas por parte do time.

É muito interessante trazer para a equipe a possibilidade de melhoria contínua desse documento e dos processos utilizados na empresa.

Controle de métricas para treinamentos e melhorias no processo – Sales Ops

Como foi dito no primeiro item, o CRM é uma das bases do vendedor. Ali são inseridos dados de contatos, possibilitando um funil que traga dados coerentes com o negócio.

Isso demanda tempo, e cada vez mais as empresas têm adotado o processo de Sales Ops que identificam quais são as métricas coerentes para o seu negócio.

Atividades como prospecção e cold call/ cold mail podem ser inseridas aqui também.

Vamos falar sobre rotinas de vendas?

Aqui na hubkn valorizamos cada etapa das vendas, buscando aproveitar o melhor de cada uma.

Atualmente estamos focando em Social Selling, e toda equipe tem focado na produção de conteúdo através do LinkedIn, uma das principais ferramentas para essa metodologia de vendas.

Aqui no blog temos um texto de Sales Stack, ferramentas que suportam o vendedor em todo o processo.

Reflita sobre o tipo de negócio que você tem e como colocar o tempo na balança, e compartilhe conosco como é o seu dia a dia, e como essas atividades acontecem.